Hey!


 Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos

Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena.
 Quando eu terminei de ler esse livro eu pensei: Que título apropriado! 

Um livro sobre amizade acima de tudo. E quando eu leio um livro que fala de amizade como este, bem, eu fico apaixonadíssima. Eu devorei tão rápido que o arrependimento foi grande. Foram menos de 24 horas para que eu tivesse chegado ao fim.

Surpreendente conta a história de Pedro que tem uma doença degenerativa da visão. Isso poderia ser uma tragédia para a vida de qualquer um, mas para Pedro o medo de chegar a cegueira total era mudar o curso de sua vida. Formado em cinema o medo de não poder mais ver o que tanto amava era muito grande.

Enquanto comanda o cineclube e trabalha em uma locadora na periferia, ele planeja o seu próximo filme. Objetivo de ganhar o prêmio para filmes independentes. Nesse mesmo cineclube ele conhece Cristal, a garçonete de cabelos de fogo e estudante de física nuclear, e logo se ver desenvolvendo sentimentos por a garota.

O mundo dele é chacoalhado e colocado em desordem quando ele sofre com um assalto. Depois disso sua vida não é mais a mesma. Com um segredo ele decide chamar os amigos e cair na estrada. Fit, Mayla e Cristal aceitam sem questionamento aventura.

Com uma câmera na mão e um segredo que lhe atormenta, eles seguem viagem.

Este livro tem uma história forte e muito bem elaborada. É viciante, instigante e nos faz sentir cada pedra do caminho de Pedro. Quando eu terminei de ler só falava nele e o pior não tinha ninguém para comentar! Um absurdo!

Surpreendente é aquele livro que lhe desperta empatia e logo seu coração está em pedaços junto com de Pedro. Eu tive que parar em alguns momentos para esperar o nó da garganta desfazer. E eu não choro com livro.

Eu só posso dizer que foi um dos melhores livros que li esse ano. Comprei pela a capa, mas quando li, comprei outro só para dar de presente. Acho que é uma história que todos deveriam ler. Sem contar a lista enorme de indicações de filmes.

Se puder leiam Surpreendente e se não puder, também <3

Beijos!!


2 Comentários